21/10/2015

Movimento varejista contra alta no ICMS




Comentário de hoje na CBN Amazônia sobre a articulação dos empresários de Manaus contra a elevação da alíquota do ICMS de 17% para 18% no Amazonas. Abaixo, a capa do Jornal do Commercio e um trecho da reportagem publicada no jornal, além do link para a campanha similar lançada pela Fiesp. 


 

Entre 70 e 100 empresários de todo o setor comercial de Manaus se reúnem hoje (21), às 9h da manhã, na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) em protesto contra a proposta do Governo do Estado, aprovada pelos deputados estaduais no último dia 6, que aumentou o valor da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 17% para 18%. 

O movimento “Diga não ao aumento e criação de impostos”, que reúne representantes de diversos centros comerciais da capital como Amazonas Shopping, Sumaúma Shopping, Shopping Ponta Negra, Manaus Plaza, Vieiralves, Centro, Parque 10 entre outros, defende que o aumento de um ponto percentual na alíquota do tributo irá representar um incremento superior a 6% no preço final para o consumidor.

“Como o ICMS incide sobre qualquer circulação de serviços ou de mercadorias, ele é um imposto sob cascata. Por exemplo, se para a minha venda final eu preciso consumir quatro serviços ou adquirir quatro produtos teremos, sobre este produto, 1% mais 1% mais 1%, mais 1% só de ICMS. Se formos repassar esses custos para a população, esse repasse será de 6,75%, ou seja, teríamos uma inflação de 6,75% nos bens de consumo”, calcula o empresário Rener Cardoso, um dos integrantes do movimento.


Ainda segundo o representante do movimento, uma opção para manter os preços estáveis e os mesmos níveis de venda atuais seria não embutir, no preço final dos produtos, o aumento da carga tributária. Mas, de acordo com os cálculos, se as empresas decidirem não repassar o aumento de custos para os consumidores e assumirem esse prejuízo, a queda no lucro líquido poderá variar de 15% a 40%, o que traria outro problema para o setor.



A adesão à campanha nacional da Fiesp pode ser feita neste link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aprimorar este espaço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...